6 razões para se estudar fora do país

Publicado por

Quer estudar no exterior, mas ainda está duvidando se vale a pena o esforço financeiro e o tempo que terá que investir? Pergunte a qualquer pessoa que tenha viajado e ela irá dizer que essa é uma experiência única, que enriquece você em todos os aspetos, e uma das etapas mais gratificantes da sua vida.

Antes de embarcar nesta viagem, você enfrentará medos, incertezas e questões por esclarecer, mas garantimos que tudo isso são riscos que vale a pena correr, quando comparados com os benefícios e as boas lembranças com que irá ficar para sempre. Confira aqui algumas das razões para se estudar fora do país e nunca sentir arrependimento.


1. Ao longo do primeiro mês, você vai fazer novos amigos, originários de outros países da América, da Europa, da Ásia, da África e da Oceania, com os mais difersificados hábitos, culturas e idiomas para apresentar. Faça um esforço para se envolver em conversar com eles, pois isso permitirá melhorar suas competências linguísticas muito mais rapidamente, especialmente seu discurso e sua capacidade de compreensão.

2. Tente rodear-se de idiomas diferentes através de atividades cotidianas, vendo e ouvindo dentro do contexto cultural em que você está: leia jornais e revistas locais, assista o noticiário e shows de televisão populares e visite museus e exposições. Isso permitirá que você melhores suas habilidades linguísticas e ainda aprenda sobre o que está acontecendo no país e sobre a sua cultura. Desfrute de atividades fora da sala de aula e tente aprender mais sobre a história local - apostamos que você chegará em casa contando tudo (ou quase tudo) corretamente sobre essa experiência. Caminhe pelos parques e participe de festas e celebrações na cidade, pois esses são os momentos ideiais para fazer novas amizades e praticar o idioma com falantes nativos.

3. Se viajar, participar de excursões ou grupos de estudantes nos finais de semana ou de se ocupar com atividades acadêmicas depois da aula, aproveite para explorar o ambiente e aprenda com eles. Por vezes, estudar no exterior nos permite viver em um continente completamente diferente,próximo de locais que você nunca imaginou poder visitar, por isso aproveite a oportunidade e planeje com antecedência, procurando ofertas e descontos para estudantes ou voos baratos em companhias aéreas de baixo custo.

4. Tenha em mente que estudar fora do país ajudar você a desenvolver competências e ganhar a experiência que uma sala de aula nunca irá dar. Mergulhar em um novo ambiente cultural é, numa primeira fase, um pouco intimidatório, mas depois se torna emocionante e providencia a você muitas das qualidades mais valorizadas no meio profissional: adaptabilidade, criatividade e trabalho de equipe. Um aluno que estudou no exterior melhora a sua autoestima, independência, capacidade de abertura a desafios e de lidar com diferentes situações. Sua experiência de viver e estudar em outro país proporciona capacidades de argumentação e falar uma segunda língua pode se tornar em uma vantagem competitiva em relação a outros candidatos durante uma entrevista de emprego.

5. Durante esta fase da sua vida você vai descobrir novos potenciais e habilidades, conquistar novos desafios e resolver diferentes problemas. Você vai se encontrar em situações totalmente estranhas, mas rapidamente aprenderá a se adaptar e responder com eficácia. Para muitos, essa é uma das fortes para se estudar fora: a oportunidade ideal para quebrar a rotina ou a monotonia que se segue semestre após semestre, um ponto de viragem na vida, aprendendo a descobrir-se a si mesmo e às maravilhas do mundo.

6. Quando você voltar para casa você vai perceber que mudou, não só de uma perspetiva profissional, mas também ao nível pessoal: o seu valor profissional aumenta e, provavelmente, ganhou as habilidades que no seu país não teria sido capaz de adquirir. Além disso, você irá valorizar mais o seu trabalho, sua família e seus amigos e, porque tem amigos espalhados por todos o mundo, também não irão faltar planos de férias para conhecer os países de origem de cada um.

 

Ainda precisa de mais razões para convencer você a fazer aquela viagem que tem sonhado? Não sonhe mais: faça acontecer!

 

ARTIGOS RELACIONADOS:

5 Motivos para viajar enquanto é jovem

Seis lições para estudar no exterior

7 passos para alcançar seus sonhos